Realize o sonho de muitos e viva de brisa! Energia Eólica: bons ventos levando você.

Histórico da energia dos ventos

Acredita-se que foram os egípcios os primeiros a fazer uso prático do vento. Em torno do ano 2800 AC, eles começaram a usar velas para ajudar a força dos remos dos escravos. Eventualmente, as velas ajudavam o trabalho da força animal em tarefas como moagem de grãos e bombeamento de água.

Os persas começaram a usar a força do vento poucos séculos antes de Cristo. Pelo ano 700 DC, eles estavam construindo moinhos de vento verticais elevados ou panemones, para serem usados como força nas mós, na moagem de grãos.

Outras civilizações do oriente médio, mais notadamente os muçulmanos, continuaram o que os persas deixaram e construíram seus próprios moinhos de vento. Com o retorno das cruzadas, pensou-se que eles tinham levado as idéias sobre moinhos de vento e seus   desenhos para a Europa, mas provavelmente foram os holandeses que desenvolveram o moinho de vento horizontal com hélices,  tão comum nos campos dos holandeses e ingleses.

A força do vento e da água logo tornaram-se a fonte primária da energia mecânica medieval inglesa. Durante esse período, os holandeses contaram com a força do vento para bombeamento de água, moagem de grãos e operações de serraria.

A geração de eletricidade pelo vento começou em torno do início do século XX, com alguns dos primeiros desenvolvimentos creditados aos dinamarqueses.

Pelo ano de 1930, aproximadamente uma dúzia de firmas americanas produziam esses “carregadores de vento”, e os vendiam na maior parte a fazendeiros. Tipicamente, essas máquinas poderiam fornecer até 1000 watts (1kW) de corrente contínua quando o vento estava soprando.

Muitos países europeus construíram enormes geradores de vento. Durante os anos 1950 e 1960, os franceses construíram desenhos avançados de unidades de 100 kW a 300 kW. Os alemães construíram geradores de vento para prover força extra para sua linha de utilidades, mas por causa da rígida competição dos geradores de fluído fóssil essas máquinas experimentais foram eventualmente descartadas.

Atualmente podemos observar o ressurgimento do interesse por esse tipo de energia devido à onda de Sustentabilidade que existe no mundo, pois, como dito acima, é uma energia renovável e limpa.

Comentários em: "Histórico da energia dos ventos" (8)

  1. gostaria de saber qual a data desta publicação

  2. MUITOOOOOOOOOOOOOOOO BOMMM

  3. muito bom tudo que eu precisava para meu trabalho…

  4. muito bom tudo que eu precisava para meu trabalho…

  5. /qual o autor dessa pesquisa?

  6. Excelente !!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: