Realize o sonho de muitos e viva de brisa! Energia Eólica: bons ventos levando você.

Energia Eólica no Mundo

O alto custo da produção de energia, juntamente com as vantagens da energia eólica como uma fonte de energia renovável e amplamente disponível, tem levado vários países a estabelecer incentivos regulamentando e dirigindo investimentos financeiros para estimular a geração de energia eólica.

Os dois últimos estudos da Associação Mundial de Energia Eólica(WWEA, na sigla em inglês) mostram um crescimento do uso de energia eólica no mundo. Os trabalhos, que avaliaram os anos de 2010 e o primeiro semestre de 2011, revelam que, ao todo, 86 países já utilizam essa fonte renovável para a produção de energia elétrica. Entre eles, destaca-se a China, que se tornou o país com maior capacidade instalada, acrescentando 18.928 Megawatt (MW) em sua matriz em um ano, bem como o centro da indústria eólica internacional.

Até 2005 a Alemanha liderava o ranking dos países em produção de energia através de fonte eólica, mas em 2008 foi ultrapassada pelos EUA. Desde 2010, a China é o maior produtor de energia eólica. Em 2011 o total instalado nesse país ultrapassava os 62.000 MW (62 GW). Comparado com os 44.000 GW instalados até 2010, foi um aumento de 41%.

Somando todas as turbinas eólicas que foram instaladas até o final de 2010, tem-se a capacidade mundial de gerar 430 Terawatt-hora(TWh) anuais, mais que o total da demanda de eletricidade do Reino Unido, 6º economia do mundo. Para se ter uma idéia da magnitude da expansão desse tipo de energia no mundo, em 2007 a capacidade mundial foi de cerca de 59 GW, em 2008 cerca de 120 GW e, em 2009, 158 GW. Esse aumento da participação da energia eólica no mundo está relacionado a diversos fatores. Entre eles está a necessidade de os países poderem contar com uma fonte de energia segura. Além disso, o seu custo de instalação está diminuindo e ela é livre de emissão de CO2 e outros gases poluentes, além dos menores impactos sobre o meio ambiente.

Em alguns países, a energia elétrica gerada a partir do vento representa significativa parcela da demanda. Na Dinamarca, ela representa 23% da produção, 6% na Alemanha e cerca de 8% em Portugal e na Espanha (dados de setembro de 2007). Globalmente, a energia eólica não ultrapassa o 1% do total gerado por todas as fontes.

Cenário atual: o crescimento do setor de energia eólica na China está sufocado por um acesso insuficiente aos grids de conexão, enquanto um cenário de desacelaração parece ter retornado aos EUA como resultado de incertezas sobre a expiração de programas de incentivo. Na Alemanha e na Itália, cortes de tarifa e desafios relacionados aos grids de conexão de energia têm reduzido a atratividade no curto prazo, enquanto o fim de um importante benefício fiscal na Índia deve prejudicar o crescimento do setor eólico neste ano. Por outro lado, diversos países, incluindo México e Chile, anunciaram novos objetivos em geração de energia limpa ou reafirmaram o apoio do governo por meio de incentivo. Apesar disso, a energia eólica instalada no mundo crescerá de modo significativo nas próximas décadas e será parte importante do portfolio de energia renovável de muitos países.

Evolução do potencial de energia eólica instalada no mundo e sua projeção até o ano de 2020.


Anúncios

Comentários em: "Energia Eólica no Mundo" (15)

  1. Está me ajudado bastante com um trabalho. Parabéns e muito obrigada!

  2. Carlos Gustavson disse:

    Somente para reflexão:
    Quem poderá garantir que os efeitos de um planeta repleto de hélices, com uma atmosfera saturada de gases de efeito estufa, não venha ser mais desastroso que o combustível fóssil? Já tive um sonho maluco, que em 2043, o planeta estava saindo de órbita, além de ter alcançado maior rotação reduzindo o tempo de 24 h do dia para 22,35h. Afora as catástrofes em decorrência do excesso de geradores eólico espalhados pelo mundo todo.

    • daniel ribeiro disse:

      Para Carlos Gustavson: se vc pesquisar matematicamente ou fisicamente, o impacto que toda a superficie terestre e maritima do planeta infestada coma aerogeradores, veria que somos formigas tentando mudar o curso de um rio.

    • de acordo com o meu conhecimento toda fonte de energia tem seus devidos impactos ambientais e suas vantagens. ao olhar do (homem) mas para a natureza tudo que o homem faz e irrelevante ao futuro que só pertence a DEUS ¨BEM MAIOR¨
      é indiscutível as catástrofes que sempre aparecem depois de algum tempo. (concordo com alguns comentários fora do comum que tenho acompanhado acima!…..;.

      Jose luis: Técnico Eletrotecnico

  3. Muito bom o site,está sendo de enorme utilidade para mim,obrigado e parabéns!

  4. também esta me ajudando muito obrigado

  5. Carlos Gustavson disse:

    Para Daniel Ribeiro
    Como diz o velho adagio popular: “De grão em grão a galinha enche o papo.”
    Grandes educadores – (Anísio Teixeira e Paulo Freire) diziam:
    ”De acordo com o novo paradigma, a própria noção de conhecimento deve ser revista. O conhecimento não é algo acabado nem definitivo. Conforme as leis da Física Quântica, mesmo os objetos são relativos, posto que inclui o olhar do observador (a quarta dimensão do objeto). Assim, a realidade quântica jamais será observada duas vezes da mesma forma. Isso torna os conceitos relativos, e a realidade será em sempre um modo particular de percepção do mundo e das coisas, não havendo verdades perenes, mas verdades relacionais e portanto transitórias.”
    O que estamos propondo, é somar ideias do mundo inteiro para tentar evitar grandes catástrofes.

  6. pamela leticia disse:

    me ajudou muito no trabalho de fisica obg

  7. Gente, cade as referências e fontes nesses texto!?

  8. Agora ya existe soluçao para este problema do bosques de torres no mundo. è um sistema compacto con formato de paralelepipedo, onde em 1 Km cuadrado de superficie horizontal, se pode instalar usina compacta eolica de 1 GW o seja com 500 de este tipós de usinas, se equipaldría a todas as miles, de miles de torres existentes no mundo agora???

  9. Paulo Vitor disse:

    Tem sido uma benção na minha vida, me tirou do fundo do poço e me colocou em um lugar de honra, me tirou do vale da sombra da morte e me deu a esperança de terminar o projeto integrador, site revolucionário, deixo minhas singelas palavras de agradecimento, em primeiro lugar a Deus e também a esse site!
    Vamos mudar o mundo, mais pessoas inteligentes e menos pessoas burras!

  10. ´kkk! Vamos matar 02 coelhos com 1 “caxa dágua”, resolvemos o problema da escassez de energia, e ainda conheceremos o universo, seremos a maior nave espacial já vista. Ki doido. Vamos colocar bastante hélices por ai e sair vuando. kkk!

    Desculpem a brincadeira mas o assunto devia ser levado mais a sério por nossos politicos, seria menos impacto ambiental, menores custos (se não houver desvios) tanto de instalação quanto de manutenção, vejam que a china produz 62000 MW, enquanto o Brasil com uma extensão territorial comparável produz metade que o japão produz, apenas 1200 MW, é lastimável. Poderíamos evitar o grande desastre ambiental que a usina de Belo Monte produzirá.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: