Realize o sonho de muitos e viva de brisa! Energia Eólica: bons ventos levando você.

Como Funciona?

A energia eólica com a finalidade de conversão em energia elétrica pode ser obtida de várias formas. A mais comum é por meio de aerogeradores. Um aerogerador é um gerador elétrico integrado ao eixo de um cata-vento e que converte energia eólica em energia elétrica. Pode ser implantado em terra ou mar(offshores), onde a presença do vento é mais regular. É um equipamento que tem se popularizado rapidamente por ser uma fonte de energia renovável e não poluente.

Existem dois tipos básicos de rotores eólicos: os de eixo vertical e os de eixo horizontal. Os rotores diferem em seu custo relativo de produção, eficiência, e na velocidade do vento em que têm sua maior eficiência.

Existem também os aerogeradores de baixa tensão, que se diferenciam dos aerogeradores de alta tensão principalmente por terem tamanho e peso reduzidos em relação a estes, que usualmente são instalados nos cumes das montanhas ou em grandes planícies. O peso médio de um aerogerador de baixa tensão é de 100 kg. Este tipo de equipamento pode ser definido como um aerogerador doméstico, pois a quase totalidade dos equipamentos é instalada em habitações ou micro-indústrias. São usados isoladamente para alimentar localidades remotas e distantes da rede de transmissão.

Podemos também encontrar conjuntos de aerogeradores constituindo um parque eólico. Eles são necessários para que a produção de energia elétrica torne-se rentável. Só são construídos após estudos exaustivos de viabilidade econômica e de impacto ambiental. Normalmente estas instalações encontram-se em terra, mas é cada vez mais frequente instalá-las no mar(offshores) onde a presença do vento é mais regular. Este parques eólicos “offshore” permitem a redução dos inconvenientes provocados pelo ruído e pela poluição da paisagem.

O uso de aerogeradores tem algumas restrições técnicas:

  • Nas proximidades dos parques eólicos é detectada poluição sonora, devido ao ruído produzido. Alguns também consideram a poluição visual;
  • Os aerogeradores só podem ser instalados de forma rentável em áreas de vento constante.

 

Tipos de Sistemas Eólicos:

Sistemas isolados – São todos os sistemas que se encontram privados de energia elétrica proveniente da rede pública. Estes sistemas armazenam a energia do aerogerador em baterias estacionárias, que permitem consumir energia quando não ventar, evitando que falte energia elétrica quando o aerogerador parar. Porém, para poder consumir a energia que o aerogerador produz é necessário alterar a corrente elétrica. As tensões produzidas não são compatíveis com os aparelhos domésticos ou industriais, visto que a corrente produzida é contínua e a corrente pretendida é alternada. Para isso é usado um inversor senoidal de corrente que transforma a corrente contínua em corrente alterna. Este aparelho designa-se por senoidal porque a energia consumida (na Europa) refere-se a 230 V 50 Hz (para baixa tensão) ou 400 V 50 Hz (para alta tensão). Estes 50 Hz, quando analisados no osciloscópio, revelam um gráfico com uma forma de seno. Essa é a função de um inversor, converter para estes 50 Hz de forma a obtermos energia elétrica igual à dos requisitos dos equipamentos.

Configuração de um sistema eólico isolado.


Sistemas híbridos – São todos os sistemas que produzem energia elétrica em simultâneo com outra fonte eletroprodutora. Esta fonte poderá ser de origem fotovoltaica, de geradores elétricos de diesel/biodiesel, etc. Nestes sistemas temos o mesmo funcionamento que nos sistemas isolados, a única alteração é que o carregamento das baterias estacionárias é feito por mais de um gerador.

Configuração de um sistema eólico híbrido.

Sistemas de injeção na rede – São todos os sistemas que inserem a energia produzida por eles mesmos na rede elétrica pública. Neste caso, a maioria dos aerogeradores são os de alta tensão.

Configuração de um sistema eólico de injeção na rede.

Comentários em: "Como Funciona?" (18)

  1. Ricardo Alferes disse:

    interesantenunca havia pensado em energia eolica mas hj eu sentado aqui na varanda de casa sentindo um ventinho gostoso me veio a ideia deste tipo de energia. Qual a potencia gerada em um catavento eolico residencial.? O que ele pode alimentar e por qto tempo. E qual seria o custo minimo e se qualquer pessoa pode instalar.
    Obrigado

    • ele vai fornecer energia de acordo com a capacidade eólica da região, assim como a quantidade de aerogeradores, o custo é de milhões de reais e são instalados por empresas multinacionais, com porcentagem ao governo e definições de ações em leilões. um projeto desse necessita de todos licenciamentos ambientais, como: Arqueologia, IBAMA, ICMBio, SEMAR, ETC…

      Nesse caso, vento é ouro!

  2. eu gostaria de saber como se faz para adquiri o parque eolico, em uma fazenda? através de terceiros ou é do governo, que faz contrato com a fazenda…..

    • Primeiro é necessário saber a capacidade dos MW do vento na fazenda, depois vc precisa de uma empresa cliente para contratar as terceirizadas, de licenciamento ambiental, estudos, execução, instalação e operação. por último vc precisa de milhões de reais para o investimento, sem contar que um projeto desses leva no minimo 2 anos.

  3. como se dar o contrato entre o proprietário da terra e o fornecedor do parque eólico….

    • Elodia velloso de souza disse:

      gostaria de montar na fazenda,mas como faço para gerar 220v.Que área será necassaria,
      custos etc.fontes de contato

    • se o projeto, por ventura, for geoprocessado alguma torre ou parque em sua terra, vc pode alugar o espaço (ganhando mensalmente o dinheiro de acordo com a produção) ou vender a terra para o empreendedor.

  4. Gostaria de instalar um sistema de energia eólica que fizesse funcionar um motor de 10cv e uma câmara fria de 3m quadrados . Que tamanho do sistema devo montar ?

  5. Arildo Aleixo disse:

    Tenho interesse em montar na minha casa por eu morar em lugar de muito vento, para isso precisaria de mais detalhes, como por exemplo, para gerar 220V, o que preciso?
    Altura necessária, os seja, espaço a ser utilizado;
    Custos;
    Licenças; etc

  6. antonio galvao barbosa disse:

    Por gentileza uma informação!
    Sera que eu posso usar um alternador de carro para gerar a energia eólica para acender 6 lampadas e ainda funcionar uma geladeira,e também qua a amperagem da bateria que eu devo usar?
    Para mim conseguir adquirir um controlador de carga a onde pode comprar?

  7. Obrigada pela ajuda, me ajudou muito na pesquisa!

  8. Glaucio Joao Agostinho disse:

    Como posso adquirir um gerador eolico para instalacao em um sitio ? Qual a potencia do mesmo ? e os custos para instalacao ?

  9. Me ajudou bastante!!!!
    Valeu!!!!

  10. Primeiro vc necessita de milhões de reais.
    um só aerogerador (torre) é capaz de fornecer energia para uma comunidade inteira dependendo da capacidade eólica que necessita de no minimo 200 m de altitude em relação ao nível do mar.
    01 torre mede 120 m de altura, por 70 m de comprimento
    quanto as licenças, necessita de licenciamento ambiental da ARQUEOLOGIA, SEMAR, IPHAN, IBAMA, ICMBio, LICENÇA PRÉVIA, L. DE ISNATALAÇÃO E L. DE OPERAÇÃO. que leva no minimo 2 anos

  11. Eliseu aprigio disse:

    quantas bateria vei ser precisa para alimenta 1kva na falta de vento

  12. Matheus Henrique disse:

    Achei muito legal essa explicaçao , é bem simples e facil de entender e vai me ajudar bastante na parte teoricada feira de ciencias . Muito obrigado !!!

  13. Devaney Godoi disse:

    A produção de energia própria é muito complicada. Se for num lugar isolado não se precisa instalar relógio reversivo. Ou seja: quando produz mais que consome a energia é creditada. Quando se produz menos é debitada. Para se colocar eólica numa casa ou se coloca a torre no telhado ou num terreno livre, O barulho incomoda até 200 metros de distância. Precisa-se comprar as baterias para armazenamento quando faltar vento. Precisa-se comprar o aparelho que transforma corrente contínua em alternada. Se quiser para um chuveiro 220 V, ou um freezer de 220 V. Precisa de dois fios com carga. Ou compra-se um aero gerador grande ou dois menores, com dois jogos de transformação. Nunca vai gastar menos de uns 30 mil reais. A energia gerada só é firme se houver ventos de mais de 5 metros por segundo. O mínimo é 3,6 m/segundo. Há locais em que não venta por dias, então a bateria descarrega e vai ficar sem energia do mesmo jeito. Deve-se buscar os mapas na Internet dos Institutos de Climatologia, para ver a qualidade dos ventos no local pretendido. As fazendas Eólicas são instaladas por grandes empresas, que mapeiam por aí. Se acham um local ideal, eles alugam o espaço para cada aero gerador. No Nordeste há locais que eles pagam mil reais por mês de aluguel por cada aero gerador instalado, mas tem que se mudar de lá porque o barulho é muito grande. Atualmente o lugar mais procurado é o Sul da Bahia. Quem tiver uma fazenda grande e concluir que tem ventos fortes e constantes procure o Sebrae, ou BNDES, ou a prefeitura, Não esqueçam que tem que aprovar o projeto e tirar licença ambiental. Procurem também as distribuidoras de energia do local para saber sobre leilões do governo, pois corre-se o risco de não ter para quem vender a energia, e só para consumo próprio tem que adequar-se o consumo à produção. O ideal é fazer cooperativas na região pretendida. É o negócio do futuro. Boa sorte a quem vai partir para esse caminho. Pode valer muito a pena e boa sorte.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: