Realize o sonho de muitos e viva de brisa! Energia Eólica: bons ventos levando você.

Produção Caseira

A energia eólica é uma fonte limpa e renovável de energia e é cada vez maior o número de pessoas que estão em uma busca de reduzir suas contas de energia com energia eólica caseira e também fazer sua parte para reduzir o impacto ambiental.

Uma tendência importante que deve se consolidar nos próximos anos é a de construção de prédios sustentáveis. O projeto inicial pode exigir uma quantidade maior de recursos, devido a tecnologias e materiais usados na construção, mas esse custo é compensado ao longo do tempo pela economia de recursos essenciais para a humanidade, como a energia elétrica e a água. Além da economia, esses prédios também passam a produzir parte da energia que consomem, através de energia solar e eólica.

Bahrain World Trade Center, as turbinas geram cerca de 225 kW máximos com
ventos entre 15 e 20 m/s, totalizando 675 kW de energia eólica.

Na Europa e no Estados Unidos já são vendidos geradores de energia eólica para uso residencial, e muitas vezes o governo oferece algum tipo de incentivo.


 Swift Wind Turbine, gera no máximo 35 decibéis de ruído e 1,5 kilowatt

No Brasil, apesar de pequena, a produção residencial vem aumentando. Um prédio no Rio de Janeiro, na Barra da Tijuca, instalou um aparelho de R$ 25 mil, que fez uma grande diferença na conta de luz. Florianópolis vai receber o primeiro condomínio residencial do país a produzir energia elétrica utilizando a força do vento, com duas turbinas de vento capazes de gerar cerca de 5 kW cada. E o prédio da Câmara Municipal de São José, cidade localizada na região metropolitana de Florianópolis, instalou um aerogerador de R$ 26 mil. O equipamento pode produzir mais de 500 kWh de energia “limpa” por mês mesmo com rajadas de vento consideradas muito fracas para a região, de 6,5 m/s.

O prédio da Câmara Municipal de São José possui um gerador próprio de energia eólica.

Também é possível fazer um gerador eólico caseiro sem custos muito elevados, mas antes é necessário analisar se o local onde o gerador será instalado tem ventos constantes.

Abaixo segue um esquema bem resumido de como construir um excelente gerador de energia elétrica caseiro, baseado em energia eólica.

– Vamos precisar de um motor que nos permita gerar energia. Uma opção será o motor DC de alta voltagem “Amtek 30 volts”, este motor pode ser encontrado facilmente na internet.

2º- Assim que tiver o motor em sua posse, passaremos à fase de construção das pás. Vamos usar tubos de 6 polegadas e 60 cm de cumprimento. Será preciso realizar alguns cortes para que fiquem aproximadamente iguais aos das figuras abaixo:

- Vamos agora desenvolver um sistema para acoplar as pás ao motor, de forma que possam girar corretamente.

Será preciso furar o aluminio de forma que nos permita a fixação de ambos os componentes.

- Agora iremos fixar as pás, como mostra as figuras abaixo:

- Para melhorar a circulação do vento, precisamos encontrar uma cápsula para colocar na frente das pás. As imagens abaixo mostram o antes e o depois da fixação:

- Vamos agora desenvolver um sistema de catavento.  Isto vai permitir que nosso o gerador esteja sempre virado para o vento. Ao mesmo tempo podemos fixar o motor á mesma base, como mostram as imagens:

- Chegou a hora de passar à construção da base para suporte acima construído:

- Agora precisamos encontrar um sistema eficaz de rolamentos que nos permita que esta base gire consoante a direcção do vento.

- Fica aqui um esquema elétrico para o controle de carregamento.

Abaixo segue um vídeo, em inglês, explicando mais detalhadamente como montar seu próprio gerador de energia eólica caseiro.

 

O vídeo a seguir ensina como fazer um gerador eólico de eixo vertical utilizando alguns pedaços de madeira, parafusos  e  tubo de PVC, de 100mm. O Sr. Joilson Machado explica muito bem a construção que vai desde a parte mecânica até a parte elétrica. E todas as instruções de  material, inclusive a parte elétrica, são fornecidas no vídeo.

Comentários em: "Produção Caseira" (24)

  1. Esse video motra como construir aerogeradores:

  2. Muito boa a explicação, obrigada!

  3. muiinnnnnnnto bommmmmm

  4. Amigo, o projeto parece ser um dos melhores de baixo custo que ja vi. Seu esquema nao esta muito legível pois quando amplio ele borra. Poderia publicar uma imagem melhor?
    Nao achei este motor em lugar nenhum… um forte abraço

    • Amigo, esse site foi um trabalho final para uma determinada disciplina da universidade, portanto não temos mais as fotos contidas nele. Todo o seu conteúdo veio de pesquisas na própria internet. Dê uma olhada na seção bibliografia, derepente você encontra o que procura.

  5. Este motor que deve ser usado é um alternador?E se eu colocar um de 24v no lugar de um de 30v o que acontece?

    • Amigo, esse site foi um trabalho final para uma determinada disciplina da universidade a 1 ano atrás, portanto não sei responder sua pergunta. Todo o seu conteúdo veio de pesquisas na própria internet. Dê uma olhada na seção bibliografia, derepente você encontra o que procura.

  6. Ola Amigos somos representantes no Brasil do aerogerador mais vendido na Europa o Ista Breeze i-500 http://www.cearasolar.net

  7. Mário Sérgio disse:

    Boa Tarde!
    Poderia informar quanto fornece um dos esquemas acima mostrados?
    Preciso alimentar ou carregar 24 baterias de 45Ah cada e queria saber quanto fornece o esquema.

    • Amigo, esse site foi um trabalho final para uma determinada disciplina da universidade a 1 ano atrás, portanto não sei responder sua pergunta. Todo o seu conteúdo veio de pesquisas na própria internet. Dê uma olhada na seção bibliografia, derepente você encontra o que procura.

  8. ME VENDE UM!!??

  9. você poderia me mandar um pdf do trabalho e principalmento do circuito carregador?

  10. Como eu faço para utilizar essa energia gerada?

  11. Qntos Watts por RPM? Vc sabe me informar?

  12. Grande trabalho, continuem assim vou usar alguma informação!

  13. Muito boa sua explicações, a energia eólica ja esta sendo um alternativa. Parabéns.

  14. Até quantos Watts, eu consigo com estes equipamentos?

  15. ola amigo tenho um catavento ele esta girando bem de repente ele perde o vento vou começar desenvolver o seu projeto só não estou entendendo o significado do in depois dos números de medidas aguardo resposta obrigado o problema do meu esta na calda dele não estou sabendo calcular o tamanho da calda nem do leme ele tem 1 m 50 de diâmetro sem calda se puder me ajudar eu agradeço

    • o “in” depois dos numeros quer dizer inches – polegadas, em ingles – espero ter ajudado, boa sorte

  16. Gostei da explicação

  17. Para nens gosteii muito vou ja fazer o meu ha ha ha

  18. Muito bom.
    Gostei muito do projeto.
    Poderia me enviar mais detalhe?
    Agradeço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 30 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: