Realize o sonho de muitos e viva de brisa! Energia Eólica: bons ventos levando você.

Introdução

Apresentação

Um dos grandes problemas do Mundo Moderno é a questão energética.  A maior parte da energia utilizada no planeta é de origem não renovável, ou seja,  tem origem em recursos que, quando utilizados, não podem ser repostos pela ação humana ou pela natureza em um prazo útil. Isso significa que uma vez utilizada determinada quantidade do recurso, essa mesma quantidade só estará disponível novamente daqui a milhares ou milhões de anos. Além disso, soma-se o fato de que muitos deles tem um grande potencial destruidor do meio ambiente, fazendo com que a energia gerada seja altamente poluente. Como exemplo temos o petróleo, o carvão e o gás natural.

A energia pode ser gerada de forma mais inteligente, menos poluente e menos dispendiosa. Isso ocorre por meio de fontes como a energia eólica, solar, maremotriz e geotérmica, por exemplo. Esses são os chamados recursos renováveis, ou seja, são aqueles que quando usados, são naturalmente reabastecidos em um prazo útil para serem reutilizados. Neste site focaremos a Energia Eólica.

Definição

Energia Eólica é a energia que provém do vento.  O termo eólico vem do latim aeolicus, pertencente ou relativo a Éolo, deus dos ventos na mitologia grega e, portanto, pertencente ou relativo ao vento. A energia eólica pode ser transformada em energia mecânica ou energia elétrica.

Objetivo do trabalho

Criação de um material de estudo para que alunos do ensino técnico do Programa Institutos Politécnicos UFRJ possam adquirir conhecimento e desenvolver atividades voltadas para produção autosustentável de energia elétrica em pequena escala a partir da energia eólica.

Justificativa

Nos dias de hoje, em que a tecnologia avança cada vez mais e o desenvolvimento econômico encontra-se acima de qualquer coisa, a demanda por energia elétrica é cada vez maior. Por muito tempo, essa demanda foi atendida pela queima de combustíveis fósseis, o que trouxe graves problemas para nosso planeta, tais como: chuva ácida, efeito estufa, buracos na camada de ozônio, aquecimento global, etc. Portanto, torna-se necessário que o ser humano busque novas fontes de energia, que sejam renováveis e não poluentes, para que haja a tão sonhada combinação entre proteção do meio ambiente e crescimento econômico.

Não existe conversão de energia sem impacto ambiental. Tendo isso em mente, a energia eólica foi a escolhida para esse projeto pois representa uma excelente fonte renovável para produção de energia elétrica e apresenta um baixo impacto ambiental, além de seus custos de instalação e manutenção diminuírem a cada ano.

Metodologia

Para a produção do material contido nesse site foram feitas diversas pesquisas na internet, através de fontes confiáveis.



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 30 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: